25 março 2013
A páscoa vista de outros ângulos, curiosidades históricas.
A páscoa na nossa sociedade influenciada pelo cristianismo ocidental é vista como a morte e a ressurreição de Jesus Cristo*(Cristo significa o ungido, o escolhido, sagrado), um feriado onde a semana anterior se denomina semana santa. O cristianismo se apoderou de muitas práticas pagãs*(religiões politeístas antigas contrárias aos dogmas cristãos, principalmente a greco-romana e as do Norte da Europa) anteriores à sua cultura e a páscoa é mais uma delas.
A páscoa já tinha uma ampla importância para os hebreus, onde significava “pessach” em hebraico, passagem, seria assim uma passagem da escravidão desse povo cometida pelos egípcios, e a libertação feita por Moisés, com a abertura do Mar Vermelho. (Os hebreus foram escravizados realmente, porém não há comprovação histórica da abertura do Mar Vermelho e nem da existência de Moisés).
Para outros povos antigos, a páscoa está intimamente ligada a época de fertilidade, onde Easter( Páscoa em inglês) e Ostern(em alemão) vem de uma deusa anglo saxônica, Eostre, deusa assim da fertilidade, do renascimento. Uma comemoração da passagem do inverno, uma época de alimentação precária e difícil sobrevivência, para a primavera, na esperança de melhores tempos e um renascimento dos povos.
O simbolismo do coelho é uma alusão a sua natureza de ampla procriação, e os ovos são as vidas geradas.(Na primavera desses povos era comum a doação de ovos coloridos com esse simbolismo).
Mais uma curiosidade da Páscoa é que os nomes dos dias da língua portuguesa (segunda-feira, terça- feira...) estão relacionados com a semana santa, onde era considerada feriado em outras épocas( feira provém de feriae que significa feriado). Mudando apenas o sábado(Shabbat, dia sagrado para os antigos hebreus) e Domingo(dia do senhor). A denominação do domingo provém de línguas influenciadas pelo latim com esse significado, tendo significado como “Dia do Sol” em outros países (Sunday em inglês, Sonntag em alemão).
Felipe Alves.
Fontes:
Idade média: O Nascimento do Ocidente - Hilário Franco Jr. - Editora Brasiliense.
http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/pascoa-origem-e-simbologia/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei o texto, mostrando os apanhados da Igreja das outras religiões. Algumas coisas eu realmente não sabia, outras eu sabia mas não sabia que estavam ligadas à páscoa. Parabéns! Texto rico em detalhes e muita informação! Estou comentando o texto mega tarde, pois como já disse, eu venho aqui quando dá tempo. Parabéns, Felipe!
ResponderExcluir